2021/03/22

Notícias do dia

Cuidado com as multas fraudulentas com entidade 11893; Poco X3 Pro e Poco F3 chegam com preço a começar nos €249; Hong Guang supera Tesla nos automóveis eléctricos; a fórmula matemática que revolucionou Pi; satélite ELSA-d para limpar lixo espacial segue para o espaço; Facebook prepara braceletes neuronais que podem ler posição das mãos; cubo equilibrista desafia a gravidade; Brasil multa Apple por iPhones sem carregadores e recusa de reparações; e CAPTCHAs fazem desesperar humanos com erros de AI.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças que ainda vais a tempo de participar no passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um anel de luz LED. Participa e partilha.

HomePod Mini tem sensor de temperatura e humidade "secreto"

O site iFixit descobriu que o pequeno HomePod Mini (que já fez desaparecer o HomePod original) vem com uma surpresa no seu interior. A Apple incluiu um sensor de temperatura e humidade, mas que até ao momento não está a ser utilizado.

Não é a primeira vez que a Apple inclui capacidades no hardware que só activa mais tarde (como aconteceu com o Bluetooth no iPod Touch de 2008, que só foi activado no ano seguinte com uma actualização), e é de esperar que o mesmo venha a acontecere com o HomePod mini, permitindo que o mesmo funcione como sensor em conjunto com outros dispositivos HomeKit, permitindo criar automações para ligar o aquecimento ou ar condicionado.


Primeiro tweet vendido por $2.9M

Já parece estar finalizada a venda do primeiro tweet no Twitter, enviado pelo seu fundador Jack Dorsey em 2006, e que foi posto à venda com recurso aos NFTs que têm propulsionado a venda de artigos digitais para valores que desafiam a compreensão.

Jack Dorsey diz que o valor da venda será doado na íntegra a uma instituição não governamental que ajuda as populações em África.



Iridium aumenta 300% em 3 meses

Como se não bastasse a escassez de chips que tem afectado toda a indústria e que está a levar a um aumento generalizados dos preços, também outros produtos electrónicos estão em risco de ver o seu preço agravado significativamente. O iridium é um material usado em inúmeros produtos electrónicos, incluindo os ecrãs OLED, e nos últimos meses o preço de 30g (1oz) passou de $1760 para mais de $6000, um aumento de mais de 300%.

Um caso que nos vem relembrar que o problema de encontrar os compostos base para o mundo electrónico moderno não se limita a materiais mais polémicos como o cobalto, mas acaba por afectar de forma generalizada todo o sector. No caso do Iridium, o maior produtor mundial é a África do Sul, que fornece cerca de 80% do volume global. Portanto, vai ser um ano difícil para se manter a habitual tendência de descida de preços nos produtos electrónicos.


Drone visita vulcão Fagradalsfjall na Islândia

Há um novo vulcão que está a dar que falar, perto da capital islandesa de Reykjavík, e que tem atraído multidões apesar dos riscos e das recomendações para que as pessoas se mantenham afastadas. Uma recomendação que não impediu Bjorn Steinbekk de se aventurar com o seu drone e captar imagens espectaculares, que nos levam a pensar se o drone não terá saído "chamuscado" da experiência.


Tendo em conta os confinamentos e redução das viagens, se há momento oportuno para se ter nova nuvem de poeira vulcânica a impedir os voos, seria agora!


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O popular layout de teclado QWERTY remonta a 1873, tendo sido utilizado numa das primeiras máquinas de escrever que foram comercializadas no mercado e passando a ser adoptado universalmente com o sucesso da Remington No. 2 de 1978, que foi também a primeira máquina a ter um tecla "shift" para permitir escrever mínuscuças e maiúsculas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)