2019/04/22

Notícias do dia

Apple perde "one more thing" para a Swatch na Austrália; OnePlus 7 Pro vai ter ecrã de 90Hz; o que se passou com o Boeing 737 Max 8; Aston Martin entra nos eléctricos com o Rapide E; Mercedes enfrenta roubo de 100 carros do serviço Car2Go; algoritmos de super-resolução com A.I. melhoram gráficos de jogos antigos; mais um capítulo da história dos videojogos portugueses - da disquete ao CD-ROM; Facebook guardou milhões de passwords do Instagram em "plain-text"; o que passwords dizem sobre os utilizadores; e ainda uma espécie de déjà-vu com a Google a apresentar browsers e motores de busca alternativos na Europa no Android.

Antes de passarmos às notícias de hoje, ainda vais a tempo de participar no passatempo "gadget da semana" que desta vez te pode valer um carregador USB Supercharge - e estamos também a oferecer exemplares do livro Introdução ao desenvolvimento moderno para a Web da FCA.

Tesla enfrenta "hater" disposto a provocar acidentes para afundar a empresa



A Tesla conseguiu uma ordem judicial para afastar um indivíduo que tem tido um historial de assediar funcionários e feito todos os possíveis para deixar ficar mal vista a empresa, e que até tem feito ameaças e incentivado que se causem deliberadamente acidentes com Teslas para fazer cair a cotação da empresa na bolsa.

... Depois, por causa de ameaças como esta, não se pode deixar de pensar se acontecimentos como este que se segue - em que um Tesla parece explodir espontaneamente numa garagem - não terão uma origem maliciosa.



Seja como for, é um caso que vem relembrar a necessidade de cuidados especiais nos veículos eléctricos, especialmente após qualquer acidente ou incidente que possa ter danificado as baterias - e que só se venha a fazer notar horas ou dias mais tarde.


YotaPhone abre falência



A YotaPhone, que nos trouxe os curiosos smartphones com ecrã dos dois lados - sendo que num dos lados se tinha um ecrã e-Ink - parece destinada a ficar para a história como mais um projecto que não conseguiu o sucesso que se desejava que pudesse ter. A YotaPhone foi processada por um dos fornecedores dos ecrãs, por não ter cumprido com o volume de encomendas que tinha ficado estabelecido, e em resultado disso, entrou em falência.

Embora a proposta de ter dois ecrãs não fosse algo apelativo a todos os utilizadores, era o tipo de coisa que merecia permanecer no mercado, nem que fosse unicamente pela sua aposta em algo incomum e diferente.


Apple procurou patentes baratas para fazer parecer que patentes da Qualcomm eram demasiado caras



A Apple e Qualcomm já chegaram a acordo e encerraram as batalhas nos tribunais que decorriam em diversos países, mas continuam a ser descobertas informações que deixam a Apple mal vista. Desta vez, com a indicação de que a Apple terá deliberadamente procurado licenciamento de patentes baratas, para com isso fazer parecer que o valor pedido pela Qualcomm fosse "exorbitante".

Uma táctica que poderia constituir manipulação de provas e uma actuação de má-fé por parte da Apple - e que também poderá ajudar a perceber porque motivo a Apple ultimamente preferiu chegar a acordo.


Galaxy Fold sofre de "jelly scrolling"



A Samsung pode ter os melhores ecrãs AMOLED do mercado, mas no caso do seu exorbitante Galaxy Fold não se livra de estar sujeito ao indesejado "jelly scroll", o efeito que faz com o que processo de scroll não seja completamente uniforme e pareça criar uma ondulação.

Normalmente isto acontece quando o sentido do deslizamento não coincide com o varrimento de actualização dos ecrãs (um dos casos mais conhecidos foi o do OnePlus 5 com o ecrã ao contrário), e aqui poderá dar-se o caso do ecrã estar montado "de lado".


Anomalia em cápsula da SpaceX poderá atrasar missão tripulada



Houve uma anomalia não especificada num teste da cápsula Crew Dragon da SpaceX, que futuramente levará astronautas até ao espaço. Até ao momento a cápsula sempre se comportou perfeitamente, e estava actualmente em fase de preparação para um teste do seu sistema de emergência, que conta com foguetes capazes de a afastar em segurança no caso de algo correr mal durante o processo de lançamento.

Este será um teste crítico antes de ser permitida a primeira missão tripulada - que antes deste incidente estava prevista poder acontecer já em Julho. Agora, será necessário aguardar por mais informação sobre o que se passou, mas quase de certeza que isto implicará alguns meses de atraso face aos planos iniciais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)