2018/10/08

Notícias do dia

Actualização do Windows 10 elimina ficheiros dos utilizadores; MásMóvil prepara serviço de TV "low-cost" em Espanha; câmaras do iPhone XS Max ficam abaixo do Huawei P20 Pro no DxOMark; mudança de hora faz crashar Apple Watch 4; A12 da Apple tem desempenho próximo de um CPU "desktop"; NASA quer astronautas na Lua até 2028 e em Marte na década seguinte; Califórnia aprova neutralidade da net e enfrenta processo dos EUA; dados de um Fitbit ajudam a apanhar assassino; e o BitTorrent está em crescimento e a culpa é dos conteúdos exclusivos.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo que esta semana te poderá valer exemplares do livro "Introdução à Cibersegurança" da FCA; e temos ainda um passatempo-relâmpago que te pode dar um bilhete para a Iberanime 2018 este fim-de-semana na Exponor.

Intel apresenta CPUs de 9ª geração - com Core i9-9900K de 5GHz



Depois de muitos atrasos e espera, a Intel lá revelou oficialmente os seus CPUs Coffee Lake de 9ª geração, que incluem o Core i9-9900K, Core i7-9700K, e Core i5-9600K. Destes, a atenção recai sobre o Core i9-9900, que não só vem com 8-cores e 16-threads, como vem com velocidade Turbo capaz de chegar aos 5GHz (3.6GHz de velocidade base). Para demonstrar a sua potência, a Intel mostrou este CPU a correr confortavelmente dois jogos diferentes... em simultâneo.

O Core i7-9700K fica-se pelos 8c/8t (3.6GHz - 4.9GHz), e o Core i5-9600K pelos 6c/6t (3.7GHz - 4.6GHz). Os preços recomendados, em ordem decrescente, são de: $529, $399 e $279. Ficarão disponíveis ainda durante este mês. Para quem estiver a pensar montar um computador novo e preferir CPUs Intel, a espera está a acabar. (Não se esqueçam é que para o próximo ano devem chegar, finalmente, os primeiros CPUs Intel em 10nm, já que estes que acabam de ser lançados continuam a ser feitos num processo de 14nm "melhorado").


WeChat combate fake news com top mensal de rumores



O WeChat, o mais popular serviço de mensagens na China, criou uma nova secção dedicada aos rumores e fake news, onde vai confirmando ou desmentindo as notícias que vão surgindo.

É uma medida positiva, que parece estar a ter mais sucesso do que as tentativas feitas pelas redes sociais ocidentais, mas que por outro lado não deixará de levantar algumas questões, considerando-se que a China é um dos países que mais controla aquilo que é permitido dizer-se / ler-se. Aliás, nesta secção surge uma referência precisamente a uma notícia de que a China estaria a proibir a publicação de conteúdos que disputassem a visão do Partido Comunista ou de temas políticos "sensíveis"... e que surge como sendo falsa. Pelo que... talvez a verdade de uns nem sempre seja a verdade de outros?


SpaceX aterra Falcon 9 na Califórnia


Depois das aterragens nas plataformas flutuantes, a SpaceX fez aterrar um Falcon 9 pela primeira vez no solo da costa oeste dos EUA, na Califórnia. A empresa conseguiu finalmente permissão para utilizar a base de Vandenberg para estas aterragens, e assim permitindo aos californianos testemunharem este espectacular evento (com direito às devidas advertências quanto aos "sonic booms" que poderiam ouvir durante o processo).





Apple reforça declaração contra espionagem via hardware em servidores



O caso do suposto chip espião infiltrado em servidores continua a dar que falar, e se as declarações públicas da Apple e Amazon (e entretanto também de entidades governamentais dos EUA e Reino Unido) não tinham sido suficientes, a Apple já informou oficialmente o Congresso dos EUA de que nunca detectou a presença de chips "espiões" em hardware - como a notícia da Bloomberg garantia.

Vai ser interessante ver todas estas partes em confronto, já que a Bloomberg diz ter variadas fontes fiáveis que garantiram a veracidade do relato e que forneceram informações credíveis. Pessoalmente, acho que se a China quisesse espiar motherboards, encontraria formas mais fáceis de implementar (e difíceis de detectar) do que meter um chip adicional numa motherboard. Vamos ver no que isto dá...


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)