2013/05/31

Imgix quer ser a Placa Gráfica da Cloud


Está visto; sou mesmo um visionário que nasci antes do tempo "certo". Literalmente no século passado, enquanto ia brincando com a programação web - e em parte devido à minha paranóia com a eficiência - decidi desde logo que era absurdo um site utilizar imagens com centenas de kilobytes ou mesmo megabytes caso estivesse a ser visto por um utilizador que tinha apenas uma ligação por modem (dos que apenas davam 8KB/s!)

Por isso, puxei do teclado e criei o que foi o meu primeiro "plugin" CGI para servidores (penso que na altura o fiz em Delphi), que era um componente que permitia redimensionar, recodificar, ou até cortar partes das imagens num site. Em vez de o utilizador levar com as imagens originais que o site tem, podia facilmente especificar que dispensava a qualidade e apenas as queria ver com 10% de qualidade, reduzindo substancialmente o seu tamanho e o volume de dados transferidos. Em vez de pedir a imagem original, a página web podia pedir algo do tipo: "scale.cgi?img=imagem.jpg&qualidade=10&largura=200px" (com mais opções para limitar o tamanho máximo resultante, fazer o crop de uma secção da imagem, e até converter para preto e branco e aplicar outros efeitos - décadas antes de se ouvir falar do Instagram! ;P)

Obviamente que isto carregava no CPU, mas considerando que era para ser utilizado num site com meia dúzia de visitas, e numa altura em que as velocidades de ligação à internet é que eram o elemento limitativo... funcionou como era suposto.

Porque motivo vos venho falar deste assunto? Porque é precisamente isto que faz este novo Imgix, que foi criado por um ex-Googler que também leva bem a sério a questão da eficiência (era o responsável pela criação do feather, uma página do YouTube ultra-leve para quem tem velocidades de internet muito reduzidas).

Claro que hoje em dia a questão não pode ser limitada a "um CPU", mas envolve  toda uma "cloud" de processamento capaz de dar resposta a milhões de pedidos que cheguem de todo o mundo... mas na essência, é precisamente um serviço que disponibiliza o redimensionamento dinâmico das imagens em função das necessidades de cada utilizador.

Tal como o Dropbox se tornou no disco rígido da web, o objectivo do Imgix é tornar-se na placa gráfica da web, processando não só imagens, como também vídeos e até jogos. Por exemplo, não faz sentido estar a carregar imagens de megabytes (sim, a praga continua ainda nos dias de hoje!) num site quando o estão a ver num telemóvel com uma resolução reduzida, ou usando uma ligação 3G que não é a melhor, ou que vos fará ultrapassar o limite de tráfego de dados que têm no vosso plano. Eventualmente, tornar-se-ia possível dizer em tempo real que queremos ver um filme do YouTube mas que não passasse dos 3MB de tráfego; ou abrir uma página do Flickr sem gastar mais 100KB; e deixar que um serviço como este tomasse conta do assunto.

... Eu bem sabia que devia ter patentado as minhas ideias... :)

HTC prepara T6 de 6"?


Se alguns criticam que a Samsung chame "mini" a um S4 com ecrã maior que 4", outros poderão igualmente achar que os actuais smartphones de 5" são ainda demasiado pequenos para as suas necessidades. Goste-se ou não destes "gigantes", o que é certo é que o segmento dos phablets vai ficar mais concorrido caso se venha a concretizar este rumor de que a HTC estará a preparar um "T6".

Com design que deverá ser idêntico ao do HTC One - que muito apreciado tem sido por todos - o T6 estica o ecrã para as 5.9" (Full HD claro), dando uso a um Snapdragon 800 quad-core a 2.3Ghz, 2GB de RAM, câmara ultrapixel e frontal Full HD, bateria de 3300mAh e... deverá ser lançado já com a próxima grande versão do Android (Key Lime Pie).

É ainda referido que este modelo poderá vir equipado com um leitor de impressões digitais (parece estar a tornar-se na opção da moda para a próxima geração de smartphones), e contar com uma capa com bateria adicional de 1250mAh para autonomia mais alargada.

E agora que ficaremos com o segmento das 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, e 12" (e maiores) já tratado, que tal voltarem a darem alguma atenção a modelos com ecrãs de 2 e 3"? (Se é que ainda irão a tempo de evitar que o pessoal fuja para os eventuais futuros smartwatches e outros dispositivos wearabale que venham a aparecer...)

Monitor Asus 4K prestes a chegar


Se há muito se despediram dos monitores Full HD e já nem as 2560x1440 dos monitores de 30" vos chegam, preparem a carteira, pois está para breve a chegada do novo monitor ASUS PQ321 de 30.5" que nos oferece uma resolução 4K (3840x2160).

É uma resolução impressionante... mas que começa a perder algum protagonismo quando consideramos que temos ecrãs de 5" Full HD nos smartphones, e também portáteis e tablets com resoluções de 2560x1600 e similares. (Não que eu me esteja a "queixar"!) Mas, é mais que sabido que o "4K" vai ser novo HD desta década, e facilmente se percebe o interesse dos fabricantes, estúdios e demais envolvidos, em nos "incentivar " a comprar novos monitores, televisores e claro... (re)comprar todos os filmes que já tinhamos comprado em VHS, DVD e Bluray. Que agora nem serão "nossos" mais muito provavelmente apenas alugados e disponíveis em versões digitais sujeitas às restrições que eles bem decidirem impôr (como o Kinect a contar o número de espectadores na sala).

Como é costume, preparem-se para pagar esta nova tecnologia a peso de ouro... e sofrer com os problemas de juventude (algumas placas/sistemas operativos/drivers nem sequer suportarão esta resolução). Mas se o orçamento não for problema e tiverem o hardware à altura... previsivelmente nunca mais suportarão olhar para outro monitor!

Imagino que finalmente, com um monitor assim, se possa ter um Photoshop ou Premiere com todas as ferramentas abertas e prontas a usar, sem termos que nos chatear com ecrãs múltiplos ou redimensionamentos para que tudo caiba no ecrã - se bem que... por via das dúvidas, seria melhor terem dois ou três destes monitores lado a lado. ;)

Este PQ321 chega aos EUA no final de Junho, sendo de esperar que a Europa não fique esquecida.

Notícias do Dia

O efeito do WiFi e dos telemóveis na saúde volta a saltar para o topo das preocupações; depois da PS4 também a Xbox One chega à Amazon em pré-venda (vejam se adivinham o preço); a Sony oferece-te um Xperia Z na compra de um LCD Bravia; e espreitamos a mudança que tem levado o mundo numa direcção cada vez mais "mobile".

E sendo sexta-feira... já sabem que não vos perdoo caso não deixem a vossa previsão para se habilitarem à nossa fantástica t-shirt oficial.

Depois de o terem feito, podem seguir para as notícas do dia:


LG sempre poderá fazer o Nexus 5



Afinal, as notícias que diziam que a LG não iria fazer o Nexus 5 parecem ter sido devidas a um pequeno lapso de tradução (é melhor começarmos a aprender coreano). A LG nunca terá dito que não iria fazer um Nexus 5, mas apenas de que graças aos resultados do Nexus 4 e dos seus mais recentes modelos Android, já não estão tão necessitados da "ajuda" de um Nexus.

E quanto aos que receavam que a linha Nexus poderia acabar, com o surgimento dos novos modelos com Android "puro" (como a edição especial do Galaxy S4 e HTC One), poderão ficar descansados, pois o Google diz que irão continuar a haver novos Nexus.


Google com Informação sobre Alimentos


Se frequentemente se interrogam sobre quantas calorias terá determinado alimento, mas rapidamente se esquecem isso para poderem comer descansados, não irão gostar dos novos resultados do Google que permitem obter informação nutricional de forma mais fácil que nunca.

Embora por enquanto esteja limitada a quem utiliza o Google em inglês, este novo sistema faz com que se torne possível perguntar coisas como "quantas calorias têm uma maçã", ou "quantas proteínas tem uma banana", e ouvir as respostas acompanhadas pelos populares "cards" que permitem facilmente explorar outras opções.

Os resultados não se limitam a produtos individuais (frutas, vegetais, carnes) mas também a pratos populares; sendo também possível perguntar pelos nutrientes de que certo tipo de alimentos tem, ou até se alguma peça contém açucar - para tirar as dúvidas face a rótulos com uma lista de ingredientes complicados de decifrar.

Mais um pouco e teremos o Google a ser capaz de nos apresentar planos de dieta personalizados em função daquilo que caminhamos (já sabe, via Latitude), de onde comemos (check-ins no Google+), e até o que comemos (através do reconhecimento de fotos que partilhem na web).

Novos Razer Blade e Blade Pro


Quem opta por um ultrabook sabe desde logo que terá que sacrificar algumas coisas. Para quem leva os jogos a sério e gostaria de ter a mais potente placa gráfica disponível num computador ultra-fino que possa carregar para todo o lado, as opções são extremamente reduzidas... mas passam agora a contar com dois novos portáteis Razer que que ninguém ficará indiferente.

O novo Razer Blade de 14" é tão somente o mais fino ultrabook gamer de sempre - conseguindo o feito de ser mais fino que um MacBook Pro Retina.



Este computador já dá uso à mais recente geração da CPUs da Intel (Haswell) assim como o novo GPU da NVIDIA (GeForce GTX 765M). Para além disso vem com 8GB de RAM, SSD até 512GB, 3 portas USB 3.0, HDMI, e... um preço a condizer (começa nos $1799). O único ponto a criticar - para além do preço - é que o seu LCD de 14" se fica pelo 1600x900 em vez dos 1920x1080 que se poderia esperar num modelo como este.



Para quem gostar de um ecrã maior, tem disponível o modelo de 17".

Com hardware idêntico, o ecrã passa a ser Full HD (17.3"), e temos também o touchpad que na verdade é um touchscreen que se adapta aos diferentes programas e jogos, e se torna numa ferramenta bastante útil para todo o tipo de situações (programas de edição de imagem, vídeo, som, jogos, etc.) Programas como o Photoshop, Premiere, Maya, GIMP, e muitos outros são suportados por este SwitchBlade UI.

O preço do Razer Blade Pro começa nos $2299.




[via Anandtech]

Xbox One em pré-venda na Amazon por 700€


Depois da Sony PS4 é a vez de também a Xbox One chegar à Amazon por 700€ em pré-encomenda, e com a indicação de que ficará disponível a 31 de Dezembro de 2013. Novamente, tratam-se apenas de valores e datas de "referência" que serão ajustados assim que a MS revelar qual o preço real e a data efectiva de lançamento da nova consola - que previsivelmente será lançada a tempo de poder "facturar" na época de Natal.

A pressa da Amazon em tentar garantir desde já as reservas é tanta, que nem se lembraram de editar o "copy-paste" feito do aviso da PS4, deixando-nos com a curiosa indicação de que a "Microsoft ainda não anunciou o preço da... PS4"! :)

Por muito que eu tenha interesse em apanhar uma (ou ambas) destas novas consolas, e compreenda que haja pessoas com muita mais vontade que estejam "desesperadinhos" por as arranjar o mais cedo possível, não posso deixar de recomendar que mantenham a vossa carteira bem fechada até se saberem dados bem concretos sobre os preços finais, datas de lançamento... e as igualmente importantes questões de sabermos como é que vão ser afinal tratados os jogos usados, necessidade da internet para activações, etc.

Se bem que uma coisa é certa... com uma Xbox One ou uma PS4, a época de Natal de 2013 vai ser escaldante! (Vai ser para compensar o Verão frio que se está a prever. :)

T-Shirt da Semana

Chegamos a mais uma sexta-feira, e voltam todos a estar mais próximos que nunca de poderem ganhar uma T-shirt oficial do Aberto até de Madrugada sem esforço (quase) nenhum.

Esta semana - novamente - terão que adivinhar o número de posts que estarão publicado às 23h da próxima segunda-feira (dica: podem ver o número actual no final da coluna à direita.).

Ganhar uma t-shirt oficial do AadM nunca foi tão fácil, e para isso estão apenas a um número de distância.

Portanto, tudo o que têm a fazer é:
  1. deixar nos comentários a vossa previsão do número total de artigos publicados que acham que o Aberto até de Madrugada terá às 23h00 da próxima segunda-feira
  2. podem deixar as vossa previsões até às 23h59 de amanhã (sábado)
  3. não se esquecerem de vir espreitar se foram vencedores e/ou deixarem forma de contacto (no caso de não responderem em 3 dias, o prémio será atribuído a outra pessoa)

Ganha a pessoa que acertar no número de artigos, ou que mais se aproximar (em caso de empate, ganha a resposta colocada em primeiro lugar).

Atenção que comentários repetidos de uma mesma pessoa serão removidos. Nada de tentar "adulterar" os resultados indevidamente, s.f.f. - como por exemplo, vir apagar um comentário com uma estimativa mais baixa depois dos comentários já terem superado esse número! ;P As únicas eliminações permitidas serão no caso de alguém por engano ter colocado um valor que já tinha sido indicado anteriormente e o quiser corrigir. A partir daí... fica como está.

Façam as vossas previsões, e boa sorte!

[Atenção: alguns dos vencedores têm-se esquecido de vir verificar se ganharam a t-shirt... Não deixem de vir espreitar os resultados na noite de segunda-feira ou no dia seguinte.]

Tablet Sony Xperia Z já Disponível em Portugal por 499€


Se procuram um tablet Android mas querem algo que não pareça ter ser feito à pressa e com materiais de baixo custo, irão gostar de saber que o Xperia Tablet Z da Sony já está disponível em Portugal, e com preços a começar nos 499€.

Este tablet Z é um dos tablets mais apetecíveis do momento, sendo também um dos mais finos e leves (e que recebeu um Red Dot Design Award, o que também serve como justa recompensa pelo trabalho feito pela Sony). O seu interesse pode ser igualmente validado pelo número de pré-encomendas, que bateu o recorde pré-encomendas para equipamentos Sony.

Com um ecrã de 10.1" (1920x1200) e CPU quad-core, 2GB de RAM, NFC e tudo o mais, conta ainda com câmaras de 8MP e de 2.2MP (a frontal é também capaz de gravar vídeo Full HD). Mas, as suas características mais atractivas serão certamente a sua espessura de apenas 6.9mm e o peso de 495g (para comparação, um iPad pesa mais de 650g).

E se isso não fosse suficiente, temos também a particularidade de - tal como os restantes membros recentes da gama "Z" - este Xperia Tablet ser igualmente à prova de água e de poeiras.


Para além do modelo base com 16GB que custa 499€, temos um modelo de 32GB por apenas mais 50€ (549€) e um modelo de 16GB com LTE/4G por 649€.

Asus Xonar Phoebus Solo


Embora a maior parte das pessoas se preocupe mais com as capacidades gráficas do seu computador (essenciais para desfrutar da melhor forma os mais recentes jogos), há outro aspecto que é frequentemente descurado e que merecia um pouco mais de atenção: o som.

Para quem não dispensa um som capaz de acompanhar a qualidade gráfica de uma placa topo de gama, a Asus propõe a sua ROG Xonar Phoebus Solo (parece mesmo um nome artístico de uma banda de rock). Para além da capacidade de som 7.1, Dolby HomeTheater V4, surroundDTS UltraPC II, e um SNR de 118dB, esta placa conta com um amplificado integrado para auscultadores até 600ohm.

É este último ponto que me parece altamente atractivo, uma vez que as placas de som integradas (ou "normais") não têm tirar total partido de headphones de qualidade. (Faz-me recordar o tempo em que mantinha um amplificador HiFi - sim, daqueles caixotes enormes - ao lado do PC só para funcionar como pré-amplificador para os headphones... porque se os ligasse directamente à motherboard parecia que estava a ouvir com o volume no mínimo). Embora existam amplificadores dedicados para este efeito que poderão utilizar para resolver a situação, pode tornar-se mais fácil - ou até económico - optar por uma solução integrada como a que é oferecida por esta placa de som.

A Xonar Phoebus Solo está disponível por 139€.

2013/05/30

Um mundo cada vez mais rendido aos "Mobile"


Estudos de mercado há muitos (e para todos os gostos), mas penso que este vai de encontro à percepção geral que a maioria das pessoas tem, e que poderá também comprovar pela sua própria utilização. Vivemos tempos curiosos e que se poderão dizer "revolucionários" na área da tecnologia e dos computadores.

Os computadores demoraram décadas a entrar em nossas casas, fazendo-o timidamente e a passo de caracol (ainda me lembro de conhecer pessoas que se interrogavam sobre qual a sua utilidade para os termos em casa). Mas, depois da era dos micro-computadores que ajudou a popularizar as suas potencialidades, e a disponibilização de sistemas operativos mais amigáveis e software mais variado, lá se foi tornando um aparelho indispensável para grande parte da população - embora muitas vezes fossem encarados apenas como máquinas de jogos... coisa que ainda se vai mantendo até aos dias de hoje, penso eu - e de forma ainda mais notória aquando da chegada da "internet".

Mas já desde então muitos sentiam a necessidade de ter um computador que não ficasse preso numa secretária. Os primeiros portáteis eram caros, pesados e limitados, mas com a evolução tecnológica na última década lá começaram a conquistar cada vez mais adeptos até conseguirem o feito de ultrapassar os PCs de secretária e tornarem-se nos computadores mais populares. Foi algo que demorou décadas... mas lá se chegou.

Agora... temos a mais recente geração de tablets que foi iniciada com o iPad. Embora tenha sido criticado por muitos que previam o seu rotundo fracasso, a verdade é que em apenas três anos(!) os tablets já conseguiram passar o número de computadores e de portáteis vendidos. É obra, e demonstra claramente a velocidade a que o mercado reage aos novos equipamentos nos dias de hoje.


Quer isto dizer que se torna bastante difícil prever o que o futuro nos trará, pois há três anos atrás, ninguém poderia imaginar que em 2013 tanto os PCs como os portáteis estariam "em risco" face a um novo concorrente que na altura nem existia.

Pondo as coisas em perspectiva, o segmento mobile começa a roubar cada vez mais protagonismo aos computadores tradicionais - que embora representem ainda um gigantesco mercado graças aos milhões de computadores "acumulados" ao longo de ano, poderão sentir também um declínio abrupto assim que os se aproximarem da sua "obsolescência" e os seus utilizadores decidirem que lhes basta um tablet para fazerem o que pretendem.

 Olhando para mercados mais recentes, como a China, os dados não enganam: há já mais pessoas a aceder à internet usando smartphones que através de computadores de secretária, e tudo indica que essa tendência irá aumentar cada vez mais nos próximos anos.


Com os tablets e smartphones a chegarem a um patamar evolutivo onde não se prevê que muito mais possa ser feito (aumentar a autonomia seria desejável, claro), os olhares voltam-se para uma nova geração de dispositivos "wearable", actualmente liderados pelo bem conhecido Glass do Google - mas que realisticamente falando precisará de mais uma ou duas gerações evolutivas até que se torne realmente em algo capaz de cativar a maioria das pessoas "comuns"- e que será apenas um de muitos outros dispositivos que irão surgir e que nos permitirão estar ligados ao mundo continuamente, sem necessidade de se segurar num ecrã com as mãos.

Os tablets já mostraram que o mundo pode mudar em menos de 5 anos; portanto... quem nos diz que daqui por mais 5 anos não estejam também eles "ultrapassados" e substituídos por uma nova geração de equipamentos?

Efeitos do WiFi nas plantas volta a reacender debate sobre Riscos de Saúde


A polémica questão sobre os potenciais riscos das redes WiFi e dos telemóveis na nossa saúde vai voltar a ser tema de discussão depois de um estudo de algumas estudantes dinamarquesas em que fizeram uma experiência bem simples (e que poderá ser replicada por qualquer um): colocaram vários tabuleiros com sementes de agrião em condições idênticas em duas salas, sendo que numa delas estava presentes dois routers WiFi e na outra não.

Passados doze dias, as plantas na sala sem WiFi tinham crescido de forma saudável... mas as outras tiverem um comportamento bem diferente, com as sementes a não germinarem ou com crescimento praticamente nulo. A confirmarem-se estes resultados em novas tentativas (e sob condições de laboratório mais controladas) será sem dúvida uma prova irrecusável dos que se debatem pelo maior controlo e restrição das redes wireless.

Como referi, a simplicidade da experiência faz com que a mesma esteja ao alcance de qualquer pessoa, que poderá facilmente replicá-la em suas casas (mesmo que não seja sobre as condições ideais), e até eventualmente usar plantas diferentes para ver se poderá dar-se o caso do agrião ter alguma susceptibilidade extra ao WiFi.

Pela parte que me toca, e mesmo sem ter termo de comparação, o que posso garantir-vos é que a planta que lá tenho a crescer no click and grow (para um timelapse épico de várias semanas - se tudo correr bem) não se tem importado com a presença dos meus três routers WiFi (para além de mais meia dúzia de redes WiFi dos vizinhos).

No entanto, como em tudo... quando em dúvida, não fará mal prevenir exposições desnecessárias; e evitar que tenham todo o tipo de equipamentos "radiantes" demasiado próximos e por tempo prolongado, em particular no caso de bebés e crianças.

Sony Xperia Z gratis na compra de um LCD Bravia W9


Se andavam a pensar trocar de televisão e/ou smartphone, a Sony propõe uma oferta bem interessante: na compra de um televisor Bravia W9 de 46" ou 55" receberão um Xperia Z grátis! Considerando que o W9 de 46" tem um preço de cerca de 1999€, uma oferta de valor superior a 500€ é sempre de aproveitar.

Mas, se não precisarem de tanto, poderão também gostar de saber que na compra dos Bravia modelo W8 (47 e 55") que começam nos 1499€, também terão direito a um Xperia L de borla.

... Por enquanto estou servido em ambas as áreas (televisor e smartphone) mas, sem dúvida que uma promoção deste tipo pode ajudar na decisão da escolha final - ou então "complicar" ainda mais o processo de decisão, dependendo das vossas preferências. O ideal mesmo seria a promoção funcionar ao contrário, e na compra de um Xperia Z ofecerem uma Bravia W9 de 55"... e aí mesmo já estando servido, seria promoção que não deixaria escapar! :)




Notícias do Dia

Temos uma nova app do Google Calendar para Android, agora mais amiga dos dedos; uma nova inbox com categorias inteligentes no Gmail; a Apple lança um novo iPod Touch de 16GB; e a Amazon já tem disponível a Sony PS4 para pré-encomenda... por 700€.

E agora as notícias do dia, a começar por uma que bem poderia servir de inspiração para que muitos outros políticos se lembrassem que estamos unidos numa Europa conjunta, quer gostem ou não, e que melhor seria aproveitar para maximizar todo o seu potencial.


Neutralidade da Internet e fim do Roaming na Europa em 2014


Neelie Kroes, a vice-presidente da Comissão Europeia, parece não estar disposta a aturar mais atrasos a nível das telecomunicações europeias e quer unificar o espaço europeu, abolindo as exorbitantes taxas de roaming já em 2014, e garantindo também a neutralidade dos dados na internet para precaver contra o assustador panorama de começarmos a ter tráfego diferenciado dependendo de cada serviço que se utilizar. (Já imaginaram começar a pagar para aceder a diversos sites, como o YouTube ou o Google, tal como agora se cobra para terem acesso a este ou aquele canal de TV?)

Não têm sido muitos os exemplos de políticos que mereçam o nosso respeito ultimamente, mas no caso desta senhora... venham mais como ela!


Drupal vítima de ataque que obteve 1 milhão de registos


Imagino a quantidade de sites que diariamente vive no terror de ser vítima de um ataque que permita o acesso aos seus dados; e desta vez foi a vez do Drupal, que agora obrigará 1 milhão de utilizadores a mudar de password. Embora (algumas) das passwords já estivessem protegidas com métodos mais avançados que dificultarão o processo de cracking, as passwords mais antigas estarão em situação bem mais vulnerável - para além de que os dados conseguidos pelos atacantes contêm os seus nomes, emails, usernames, país, etc. que poderão ser utilizados para todo o tipo de ataques "alternativos".

Situações sempre desagradáveis, que se tornam ainda mais complicadas para os utilizadores que usem a mesma password para aceder a outros serviços - e que no caso de terem as suas passwords crackadas, ajudarão os hackers a saber cada vez mais sobre os métodos de criação de passwords.

Por exemplo, os programas de cracking já sabem que é bastante popular usarem-se combinações de 2 a 4 algarismos no final da password, ou a substituição de algumas letras por números ("E" passa a "3", etc.) E com cada nova password crackada, muitas outras técnicas vão sendo adicionadas, e tornando cada vez mais difícil a criação de passwords "manuais" que resistam a ataques.

Por isso mesmo se torna cada vez mais recomendável que usem um serviço de gestão de passwords que vos liberte dessas preocupações e use passwords geradas aleatoriamente, e diferentes para todos os sites e serviços que utilizem. (E vamos assumir que têm uma boa password para aceder a todas as vossas passwords! :)


Samsung oficializa S4 Mini


Chega sem grandes surpresas, mas finalmente é oficial: a Samsung revelou o seu novo Galaxy S4 Mini.

Tal como já tinha sido antecipado em rumores e informações que foram sendo descobertas, o S4 Mini conta com um CPU dual-core a 1.7Ghz (não for expressamente referido mas tudo indica ser um Snapdragon 400), 1.5GB de RAM, 8GB + micro SD, câmaras de 8MP e 1.9MP, bateria de 1900mAh e ecrã Super AMOLED de 4.3" (960x540). Também tem o "obrigatório" 4G/LTE e vai contar com variantes dual SIM.

Falta saber os preços para vermos que tal se posiciona face aos concorrentes que vão tornando o mercado dos smartphones Android cada vez mais competitivo (agora que começam a chegar modelos Full HD a 400€ e até por menos). Mas não deixo de poder considerar um pouco "abusivo" chamar de "mini" a um modelo com ecrã de 4.3"! Por este andar, no próximo ano teremos um Galaxy S5 mini com ecrã de 5"?

... Quando é que um dos grandes fabricantes se lembrará de dar resposta a quem pretende um topo de gama com ecrã de 3-3.5" (isso sim, um verdadeiro "mini" face aos modelos mais comuns hoje em dia)?

Novo Calendário do Google para Android


O Google é conhecido por melhorar e actualizar o Android de forma bastante célere e frequente, no entanto havia pelo menos uma App que parecia ter ficado esquecida e que bem merecia uma remodelação: a app do Google Calendar, de que tantos dependem para gerir as suas tarefas.

Finalmente, o Google veio mostrar que não está esquecido, e traz-nos uma actualização que embora não faça tudo aquilo que se desejaria, já é um passo no bom sentido.

A nova app conta com selectores de data e hora remodelados e mais apropriados para interfaces touch (em vez de termos que andar a rodar selectores de horas e minutos, podemos mais imediatamente tocar nas horas que desejamos, assim como na data; e igualmente importante - passa a ser possível seleccionar a cor dos eventos e calendários directamente a partir da App. Nem sei como é que alguém teria decidido deixar isso de fora, mas a verdade é que não se podia mexer nisso a não ser no interface web.

Assim podemos rapidamente marcar os eventos importantes com uma cor mais chamativa, e outros menos importantes com cores mais subtis (ou como bem entenderem). Infelizmente, esta coisa de escolher as cores parece ser tão "complexa" que só estará disponível nos Android 4.1 ou superiores... vá-se lá perceber porquê.

Para os viajantes internacionais, também existe um novo selector de fusos horários mais fácil de usar; e a criação de eventos recorrentes passa também a estar ao nível do que temos no Google Calendar na web, sendo possível definir a que dias da semana, com quantas semanas de intervalo, e durante quanto tempo um evento se irá repetir. (Mas parece que continua a faltar a opção de dizer "a primeira/segunda/terceira/última quinta-feira do mês", ou outro dia da semana...)

Esta nova versão do Google Calendar já deverá estar disponível no Google Play - ou muito provavelmente, já se terá actualizado nos vossos Android.

Apple lança novo iPod Touch de 16GB


Não é um iPhone de baixo custo, mas se a tendência se mantiver, mostra que a Apple vai entrar por esse caminho. Até agora, os interessados num iPod Touch apenas tinham à disposição modelos de 32 e 64GB (por 329 e 429€ respectivamente), ou poderiam optar pelos modelos de 16 e 32GB da geração anterior. Esses modelos da anterior saem agora de cena e são substituídos por um novo iPod Touch de 16GB a 249€.

Este modelo tem um ecrã Retina de 4", CPU A5 dual-core e câmara frontal, mas perde a câmara traseira (e também o pequeno sistema de encaixe para as pulseiras. De resto, utiliza o mesmo formato ultra-compacto dos restantes iPod Touch, com apenas 6.1mm de espessura.

Este novo iPod já está disponível para compra na Apple Store, e só é pena que novamente se assista a uma enorme disparidade face aos preços praticados nos EUA. Por lá este iPod Touch de 16GB custa $229, que se traduzem em 176€ para quem lá der um salto (ou tiver amigos que façam o favor de trazer um na bagagem).

Mesmo que ficasse a 199€ cá, seria sem dúvida bastante mais atractivo quanto a modelo de entrada de gama no mundo do iOS e de acesso às suas muitas e variadas Apps.

YouTube ganha "Slow-Motion"


O Google tem vindo a melhorar as capacidade de edição dos vídeos no YouTube - disponibilizando várias ferramentas para melhorar a qualidade do vídeo, como estabilização de imagem, correcção de cor, etc. - e agora passa a contar com uma que... será algo inesperada: a possibilidade de reduzir a velocidade dos vídeos para criar vídeos em slow-motion.

Penso que haveria muitas mais coisas prioritárias em que o YouTube bem poderia/deveria gastar o seu tempo, sendo que uma delas deveria ser precisamente o suporte para vídeos em framerates mais elevados (como quem tiver tentado colocar um vídeo a 60 ou 120fps no YouTube bem saberá). Mas, admito que esta nova funcionalidade possa vir a dar algum jeito.... Mas mais daria se fosse uma funcionalidade que estivesse disponível na altura da visualização (assim poderíamos puxar um video para trás e vê-lo mais devagar).

Não pensem conseguir obter aqueles resultados de "super-câmara-lenta" em que se vê uma bala a atravessar um objecto, mas o sistema bem se esforça por manter a maior qualidade possível analisando o "motion flow" dos objectos na cena e interpolando as suas posições (embora vá causar algumas interferências nalgumas partes da imagem para quem estiver mais atento). Sempre é mais uma ferramenta ao dispor de todos os que colocam vídeos no YouTube.

O vídeo normal, seguido do vídeo em "câmara lenta" a 1/8 da velocidade.



Sony PS4 em Pré-Venda por 700€ na Amazon

Não seria propriamente o preço que estaríamos à espera, mas a Amazon não quer perder a oportunidade de apanhar desde já os fãs da nova Sony PS4 para quem o dinheiro não for problema, e coloca-a em pré-venda pela módica quantia de £599, cerca de 700€!

Embora por altura do lançamento da PS3 se possa dizer que o seu preço era igualmente elevado, na altura vinha com tecnologia de ponta que não encontrávamos em nenhum outro lado (só pelo leitor de Blu-ray tornava-se uma proposta atractiva face aos leitores "dedicados", e com a vantagem de ser muito mais versátil - e actualizável, caso se queiram relembrar das versões iniciais dos blu-rays que depois não podiam ser lidos nos leitores mais antigos). Hoje em dia, não sei se o mercado estará disposto a investir tal valor numa consola de jogos...

Se os baixos preços das consolas fizeram com que muitos jogadores optassem por passar dos PCs para a PS3 e Xbox 360 (afinal, custam menos que uma placa gráfica decente); preços nesta ordem de grandeza voltam a fazer pender a vantagem para o lado dos PCs (e eventualmente das Steam Boxes, e outras consolas que vão surgindo no mercado).

Importará também referir que a Amazon diz desde logo que este é um preço "meramente indicativo", e que quando for conhecido o preço oficial, os interessados só terão que pagar o valor inferior. (É bom ver que pelo menos nem colocam a hipótese do preço ser superior!)

Igualmente assustado é o facto de também já colocarem alguns jogos da PS4 em pré-venda, por uns igualmente escandalosos £89.99 (cerca de 105€!) com a mesma desculpa de que depois só pagarão o preço mais baixo.

Se o preço de 700€ não fosse suficiente para afastar clientela, os jogos a mais de 100€ certamente tratariam disso.

Mas... não adianta desesperar baseado em suposições... Vamos ter que aguardar pela primeira revelação de preços (da Sony ou da Microsoft), e ver se o campo oposto segue em linha com preço idêntico, ou se comete a "loucura" de lançar a sua consola a preço bastante mais concorrencial.

... Seria bom se tanto a MS como a Sony neste aspecto fizessem como a Apple, e que nos lançamentos dissesse logo em que data, em que países, e a que preço é que os seus produtos ficarão disponíveis.

Tablet Toshiba WT310 com Windows 8 Pro

Começam a chegar cada vez mais opções para quem procura um tablet com Windows 8 "completo". No caso da Toshiba, apresenta-nos o seu novo WT310, um tablet Full HD de 11.6" com Windows 8 Pro que tem apenas 12.4mm de espessura e está pronto para todo o tipo de serviço.

Com CPU Intel e SSD, o seu ecrã multitouch também pode ter um digitalizador activo que permite a utilização de canetas/stylus (que combina na perfeição com programas de desenho, ou para o reconhecimento de escrita manual). Também podemos encontrar tecnologias como o Intel Wireless Display, que facilitará o seu uso com televisores e projectores compatíveis dispensando os cabos de ligação - mas também poderão dar uso à saída micro HDMI. Depois, têm uma porta USB 3.0, slot para cartões SD, WiFi n, BT 4.0, e até 4G/LTE em opção (também existe uma dock de expansão com mais portas para periféricos)

Infelizmente, não foi indicada qual a autonomia que se pode esperar dele - que será também um elemento decisivo no momento de optar entre as diversas alternativas.

O Toshiba WT310 chega ao mercado no início de Junho e tem um preço indicativo de 1290€ (para o modelo WT310-107).

2013/05/29

Tim Cook e o Futuro da Apple


Não é todos os dias que o líder de uma das mais mediáticas empresas no planeta aceita ser entrevistado e responder a algumas perguntas, mas foi precisamente o que aconteceu com Tim Cook na D11. Muitas das perguntas foram respondidas com "não-respostas", do tipo que "não vamos fazer isto, mas podemos vir a fazer se acharmos que sim" (coisas que mais parecem saídas de um debate com políticos), mas ainda assim houve algumas coisas que se puderam apanhar.

Por exemplo, ficou confirmada a remodelação do iOS e OS X, à responsabilidade de Jony Ive - que esperam ver levar ao software o design de sucesso que aplicou no hardware da Apple - e que poderão ser vistos pelo público já na WWDC já em Junho (mas dizendo que caberá aos utilizadores decidirem se é uma mudança tão significativa como tem sido falada, ou se nem por isso).

A nível do iOS, Tim Cook disse que irá permitir mais coisas aos developers - imagino que se possa vir a ter um sistema de partilha dinâmica entre apps, ao estilo do que acontece com o Android, em vez de ficamros limitados ao Twitter e Facebook integrados no sistema - mas não ao ponto de se virem a ter ecrãs cheios de widgets como nos Android (se calhar "dão a volta" ao assunto com os icons dinâmicos animados?)

A respeito do Google Glass e de uma nova geração de produtos "wearable", disse que é uma área com enorme potencial e que merece ser explorada ao máximo, mas que por enquanto ainda não existe nenhum aparelho que seja suficiente "desejável". Para que uma pessoa que nunca usou óculos se disponha a utilizar óculos, ou que para alguém que nunca usou pulseiras passar a usar uma pulseira electrónica no pulso, será necessário criar algo verdadeiramente incrível. E como exemplo referiu: se perguntar numa sala cheia de jovens com 20 anos quantos usam um relógio de pulso, quantos dirão que sim? (Aqui, até eu sirvo como exemplo... para me convencerem a usar algo no pulso, tem mesmo que valer a pena! :)

Tim Cook disse ainda que a Apple tem feito inúmeras aquisições de empresas com novas tecnologias (e que não têm sido anunciadas), e que em breve veremos novos produtos inovadores da Apple.

... Cá estaremos para os ver... com antecedência caso sejam deixados num bar! :)

Gmail ganha nova Inbox com Categorias Dedicadas



Os rumores confirmaram-se e temos um Gmail que volta a ser remodelado e que promete manter os milhares de emails que recebemos sob controlo. Como é que isso será feito? O Gmail passa a ter secções bem destacadas para diferentes tipos de email: emails importantes, socais, promocionais, e actualizações.

Interessará referir desde já que estas secções são personalizáveis e poderão escolher quais querem que apareçam - ou até não lhes dar uso e manter a inbox tal como está (nem quero imaginar a enorme confusão que seria caso impusessem isto aos utilizadores de forma obrigatória!)

Não é nada que já não pudessem fazer com as "labels" (ou melhor dizendo, as "smart labels" que podiam activar no Labs) mas que assim ganhar maior proeminência para todos aqueles que nem sabia que isso existia (ou que nem sabem/nem querem saber que as labels existem).


Também a app do Gmail para Android e iOS sofrem actualizações para funcionarem de forma idêntica ao desktop.

Esta actualização será feita de forma faseada ao longo das próximas semanas, pelo que agora só nos resta esperar que chegue a nossa vez.

Se já eram utilizadores das smart labels, certamente irão apreciar bastante este novo estilo; para as outras pessoas, imagino que muitas possam ficar a conhecer o sistema e gostem - mas parece-me que também irá haver uma quantidade substancial de pessoas que optará por manter a inbox tradicional a que já está habituado (afinal, somos criaturas de hábitos.)

Considerando que não dou grande uso a nenhuma daquelas secções, e os poucos emails que lá caberiam já têm direito a labels dedicadas... penso que serei um dos que optará por manter a inbox como está (no meu caso, a priority inbox, de que muito gosto e me serve perfeitamente). Mas não é por isso que não deixo de dar o merecido valor ao Google por tentar simplificar a gestão do email no Gmail. Acho que é um bom melhoramento... para quem o quiser utilizar.

Cliente 50 Milhões da Media Markt sai com 24 mil euros em Produtos


Lembram-se de vos ter falado da fantástica promoção do MediaMarkt que permitiria ao cliente nº 50 milhões poder levar tudo o que conseguisse carregar da loja durante dois minutos?

Em Portugal coube ao Rui Simplício mostrar o poder de carga dos portugueses, e no passado dia 24 de Maio, em apenas dois minutos, conseguiu sair da loja com mais de 24 mil euros em múltiplos artigos. (Só em iPads e iPhones, foram cerca de 15 mil euros!)

Bem que merecia ter direito a mais uns segunditos para compor a coisa, mas mesmo assim penso que não terá motivos de queixa para as correrias que fez - ao seu próprio ritmo - pelos corredores da Media Markt. Não é todos os dias que se tem a possibilidade de ter "a loja aberta" para se trazer o que se quiser sem pagar.

... Só não lhe perdoo ter trazido dois televisores tão pequenitos. Então os modelos de 60" ou mais, não estavam por lá? ;)

Notícias do Dia

Colocamos à prova os teus dotes de localização com o GeoGuessr (que tal foi a tua pontuação no nosso desafio?); ecrãs LCD de 80" "quase" a ficarem a preços aceitáveis; o encerramento do miau.pt que tão popular foi no nosso país; e vimos também um projecto que transforma os livros em periféricos sincronizados com um iPad - e que é feito em Portugal.

Mas para além disto, as notícias do dia que nunca param de chegar:


Samsung supera Nokia no seu próprio país


Mais uma notícia que não irá agradar aos accionistas da Nokia que tanto têm criticado a liderança da empresa: a Samsung acaba de ultrapassar a Nokia no seu próprio país (Finalândia), com 36.1% das vendas no primeiro trimestre do ano, contra 33.6% da Nokia.

Para se ter uma melhor noção da evolução que a Nokia tem tido, em 2010 era responsável por 65% das vendas.

Vamos ver a aposta nos novos Asha e o potencial aumento de vendas dos Windows Phone (que se não for agora... quando será?) consegue inverter esta tendência, pois não me parece que esta situação actual se  possa sustentar por muito mais tempo.


Miau.pt encerra a 1 de Setembro


Parece que o mito de que os gatos têm sete vidas (ou nove, dependendo dos países) não se aplica a um dos sites de leilões mais populares em Portugal. O miau.pt está em processo de encerramento e vai desaparecer completamente no próximo dia 1 de Setembro.

Para os utilizadores, as coisas mudam já a partir do dia 1 de Junho, altura em que deixarão de poder colocar novos produtos de qualquer categoria no site.

Embora não haja falta de alternativas para quem procura comprar e vender coisas online, o desaparecimento do "miau" um dos primeiros sites de leilões online nacionais não deixará de ser encarado com alguma nostalgia... e também muitas memórias de negócios que tenham corrido bem... ou outros que nem por isso. :)

Ou então... esperar que o mito das sete vidas ainda se venha a concretizar, e que o miau.pt ainda possa vir a ter uma nova vida algures no futuro.


Camera 2 para Android com Efeitos em Tempo Real


As apps de fotografia com efeitos já se tornaram numa autêntica praga, com centenas (ou até milhares?) de apps disponíveis nas lojas das diferentes plataformas. O problema é que grande parte delas tem aspecto de ter sido feita à pressa, na tentativa de atrair alguns incautos utilizadores, e se possível, convencê-los a comprar alguns efeitos extra. Por isso, há que destacar quando aparece uma app que demonstra o tempo e cuidado que foi aplicado no seu desenvolvimento.

Alguns utilizadores já conhecerão a popular Paper Camera, que aplicava efeitos de cartoons e desenhos nas fotos em tempo real; e agora os seus criadores trazem-nos uma nova App ainda mais versátil (embora tenha um nome algo desinspirado): a Camera 2.


Embora não seja gratuita (2,49€) esta app conta com um "século" de efeitos, que permite simular o aspecto de fotos tiradas nas diferentes décadas, para além dos habituais efeitos especiais... incluindo o agora já datado efeito à Matrix que tanto sucesso fez... no século passado! (Ainda "ontem" era 1999... não era? :)


Os efeitos podem igualmente ser aplicados nos vídeos, e a app tem também a particularidade sempre simpática de nos deixar ver múltiplos efeitos em tempo real para melhor se ficar com uma ideia do resultado final e facilitar a escolha do mais adequado para o momento.


Para quem for fã das fotos/vídeos com efeitos, será uma app a não perder - para os utilizadores ocasionais... talvez se sintam satisfeitos com uma das muitas outras apps gratuitas existentes na Play Store.

[Camera 2 na Play Store]

Vizio Baixa Preço do seu LCD de 80"


Por cá continuam a ser autênticas raridades os ecrãs com dimensão superior a 55", mas isso não me impede de continuar a "luta" pela procura de ecrãs de maiores dimensões... mas que obviamente tenham preços aceitáveis. Nos EUA, a Vizio já nos está a dar bons sinais disso, com o seu televisor LCD de 80" a baixar dos $5000 para os $4000 dólares. É ainda muito dinheiro, mas se se mantiver este ritmo de descida, talvez daqui por mais dois ou três anos comecem a aproximar-se da barreira psicológica dos $2000.

Claro que para um ecrã de 80" seria agradável ter uma resolução 4K, mas para isso estaríamos a falar de preços que seriam mais do dobro do deste ecrã. E por outro lado, não será boa opção investir num ecrã 4K nesta fase inicial... pois não terão conteúdos que lhe dêem uso (e não vale fazer de conta que os FullHD "upscaled" são quase a mesma coisa).

Temos que esperar que a tecnologia permita contabilizar aquilo que queremos... com aquilo que podemos pagar. Mas tal como em tempos parecia loucura ter um ecrã de 50" e hoje em dia está ao alcance de grande parte das pessoas, espero que daqui por uns anos se possa dizer o mesmo de ecrãs de 80 e 100" (e daqui por uma década... incluir os de 4K no grupo.)

Ecrã OLED do Galaxy S4 gasta menos energia


Já sabemos que os ecrãs OLED são o futuro, com espessura mais reduzida, maior luminosidade, maior contraste, e o potencial para enorme poupança de energia sempre que os pixeis possam ser desligados. Mas tal como qualquer outra tecnologia, é uma área que vai sofrendo uma constante evolução a cada nova geração de ecrãs. O ecrã Full HD do novo Galaxy S4 já representa um feito notável ao conseguir condensar uma resolução de 1920x1080 em apenas 5". Mas melhor ainda... graças à utilização de um novo material para os subpixeis verdes, consegue ser cerca de 25% mais poupado que os OLEDs anteriores.

No seguinte vídeo podemos ver os consumos do novo ecrã face a um equivalente usando a tecnologia OLED anterior, e onde as diferenças podem ser bastante significativas - embora dependam bastante do tipo de conteúdo exibido. Para um ecrã maioritariamente branco, como uma página web, os consumos baixam de 1691mW para 1318mW.



Mas, caso ainda não tivessem reparado... o melhor mesmo é darem uso a temas e imagens de fundo com cores escuras, pois nesse caso os consumos reduzem-se drasticamente. Para comparação, mostrar o "home screen" que nem sequer tem um wallpaper todo a preto, faz com que o consumo baixe para os 381mW - e se não tivesse uma parte ainda bastante luminosa, ainda menos seria.

Se tiverem um S4 (ou outro smartphone com ecrã OLED), experimentem colocar um wallpaper todo a preto e seleccionarem temas escuros nas apps (caso seja possível), e até considerarem usar o Blackle em vez do Google (ou procurarem por formas alternativas de mudar o fundo do Google para preto em vez de branco). Depois comparem a diferença de autonomia...


P.S. - Caso tenham um LCD, não percam tempo com estas tácticas pois não farão qualquer diferença. Num LCD o consumo mantém-se constante independentemente do tipo de imagem exibida, sendo que apenas a luminosidade terá impacto significativo no consumo: mais brilho mais energia; menos brilho menos energia - excepção feita para os LCDs com local dimming que poderiam apagar leds em diferentes zonas do ecrã, mas pelo que sei não temos nenhum desses aplicados em equipamentos mobile.

Como Desactivar os Atalhos de Teclado no AdBlock para Firefox



Com as recentes versões do Chrome a crasharem-me constantemente (crasham até com o browser aberto sem nenhuma página aberta, e sem lhe estar a mexer) lá tive eu que regressar ao Firefox para conseguir fazer alguma coisa na internet. No entanto, rapidamente me deparei com um pequeno detalhe que se tornava altamente frustrante: a impossibilidade de fazer o "paste as plain text".

Toda a gente saberá certamente fazer "copy-paste" por via dos atalhos do teclado, seleccionado o que deseja copiar e fazendo CTRL+C, e depois fazendo CTRL+V para colar no destino. No entanto, quando se faz isso para uma selecção de texto na web, o mais provável é que o texto venha com toda a sua formatação, tamanhos de letra, cores, etc. Quando tudo o que desejamos é o texto puro, podemos usar a variação CTRL+SHIFT+V para colar o resultado apenas com o texto.

Isso foi algo a que me habituei no Chrome... e que - verdade seja dita - também funciona perfeitamente no Firefox. O problema é que se tiverem o AdBlock Plus instalado, ele usa a mesma combinação de teclas para outra função, o que é bastante desesperante!

Felizmente, as vantagens das infinitas opções do Firefox e suas extensões permitem resolver esta situação. O que temos que fazer é mudar/eliminar a combinação de teclas que o AdBlock Plus utiliza como atalho.

Para isso, temos que:
  1. vamos ao "about:config" na barra de endereços do Firefox
  2. fazemos uma pesquisa por "adblockplus.sidebar_key"
  3. na entrada correspondente, eliminamos a combinação "Accel Shift V"
    (ainda por cima já existe outra combinação secundária "Accel Shift U" para a mesma função)

E pronto, a partir de agora podemos voltar fazer o CTRL+SHIFT+V no Firefox em que isso faça activar o AdBlock Plus.

Roll it e Racer mostam Jogos no Chrome


Para demonstrar as capacidades dos browsers modernos (e principalmente do Chrome) temos dois novo jogo multiplataforma na web: o Roll it e o Racer.

O primeiro é uma versão modernizada dos jogos que se podiam encontrar nas feiras e onde temos que atirar bolas para acertar nos diversos buracos, cada um com diferentes pontuações consoante o nível de dificuldade.

A "novidade" é que enquanto o painel é apresentado no Chrome no vosso computador, o controlador é o vosso smartphone. Nele poderão controlar a direcção a dar à bola, e fazer o gesto de arremessar - que é lido pelos acelerómetros e transmitido praticamente em tempo real para o browser destkop.




No segundo, temos um jogo ao estilo "slot-cars", onde é possível jogarem até 5 jogadores, com a pista a expandir-se pelos ecrãs de todos os dispositivos em jogo - smartphones e tablets.


[via Chrome]

MatAerial é um Robot que Imprime em 3D


Lembram-se do 3Doodler, a caneta que permitia imprimir em 3D? Certamente recordar-se-ão de mencionarmos que o principal problema de ordem prática para a sua utilização no mundo real seria a necessidade de ter uma mão capaz de percorrer com precisão o espaço a uma velocidade compatível com a da impressão. Não é coisa que me pareça fácil de concretizar na prática, embora enquanto conceito, seja bastante atractivo.

Este MatAerial utiliza o mesmo conceito, só que substitui o factor humano por um braço robótico que não tem qualquer problema em executar com total precisão todo o tipo de desenhos em 3D no ar; e que consegue imprimir criações que parecem desafiar as leis da gravidade. Ao contrário das impressoras 3D convencionais, que criam os objectos imprimindo camadas sucessivas de reduzida espessura, com um braço robot o processo é completamente diferente, pois passamos a ter a capacidade de percorrer o espaço nas 3D dimensões, embora limitado a uma "linha 3D" de cada vez.

Outra das particularidades deste MatAerial é a capacidade para mudar a cor do filamento de impressão em tempo real, o que lhe permite criar peças com visual mais "artístico".

Só o preço de um braço robótico com tal precisão atirará este brinquedo para fora do orçamento de 99% do público, mas não deixa de ser interessante imaginar o que se poderia conseguir combinando uma impressora 3D convencional com impressão por camadas, com a de um assistente robótico deste tipo, para tratar da impressão das partes que seriam de execução complicada (ou impossível) pelos métodos normais.




[via Dvice]

2013/05/28

GeoGuessr - Jogo Geográfico com o Street view


Nos tempos "pré-internet", é curioso com a quantidade de pequenos jogos que se inventavam para passar o tempo. Um dos meus favoritos passava por dizer nomes de países começados por uma determinada letra, ou identificá-los unicamente pela sua bandeira nacional. Obviamente... depois de algumas sessões de jogo... não havia muito mais por onde expandir, obrigando a que se passasse para outros temas.

Agora, com a ajuda do Google Maps e do Street view, podemos brincar a uma versão bem mais evoluída e que agradará a todos os "detectives" dos mapas. No GeoGuessr o objectivo é tentarem aproximar-se o mais possível do ponto do street view que é escolhido aleatoriamente e que vos é apresentado. Quando pensarem que sabem a solução, basta clicarem no mapa, onde poderão ver a distância que vos separa do ponto real (e a vossa pontuação no final das cinco rondas).

Não pensem que é fácil... se nas cidades poderá ser mais fácil identificar o país (ou pelo menos o continente), rapidamente descobrirão que o planeta é mesmo muito grande... com muitos locais onde apenas vemos uma estrada ou floresta, e que irão por à prova as vossas capacidades de geolocalização.

Uma forma bastante divertida (e educativa) para queimarem alguns minutos e desafiarem os vossos amigos. (Vejam se conseguem superar os meus quase 12 mil pontos! ;)

Canon 50D ganha Vídeo RAW


Vai certamente reacender a velha questão sobre se os fabricantes realmente nos dão acesso a - ou sequer aproveitam eles próprios - todo o potencial dos seus produtos, mas o que é certo é que graças à comunidade de entusiastas e "hackers" responsáveis pelo firmware alternativo Magic Lantern, a velhinha Canon 50D ganhou a a capacidade de gravar vídeo em RAW.

Uma funcionalidade que ganha relevância adicional quando se considera que esta câmara de 2008 nem sequer permitia gravar qualquer tipo de vídeo com o firmware original! E não se pense que ficam limitados a uma resolução que não será utilizável, uma vez que podem gravar vídeo a 1592x1062 a 30fps (não é Full HD mas anda lá perto). Quanto ao som é que não há nada a fazer, uma vez que a 50D não tem microfone... e aí não há software ou firmware que faça milagres.

O único requisito é que se torna obrigatório usar cartões Compact Flash com velocidades decentes (no mínimo UDMA 6), mas isso é um pequeno detalhe que certamente todos os possuidores desta câmara (ou que agora ficarão interessados em as comprar em segunda mão) não se importarão de resolver. Nada mau para uma câmara que já tem quase 6 anos de existência no mercado... pois não?



Canon EOS 50D raw video test - ISO 12.800 (H2) from Julian Huijbregts on Vimeo.

iPad sincronizado com Livro (Feito em Portugal)


No mundo do digital por vezes corre-se o risco de esquecer que há muitas coisas "físicas" que convém continuar a usar, especialmente nas fases de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O bridging book é um projecto nacional que nos chega do engageLab na Universidade do Minho, e que propõe interligar o físico com o digital, usando livros que ficam sincronizados com uma app no iPad e permitem criar verdadeiras experiências multimédia.

O funcionamento parece "mágico" uma vez que os livros não têm nenhum circuito electrónico, mas o truque é bastante simples. As folhas dos livros contêm pequenas tiras magnéticas cuja movimentação pode ser detectada usando o sensor magnético no iPad (ou previsivelmente qualquer outro tablet/smartphone equipado com bússola digital).

Depois, é apenas questão de se criarem as apps que reajam da forma pretendida à passagem das páginas, sendo que os resultados podem ser bastante inspiradores. Esperemos que este projecto possa vir a tornar-se em algo comercializável, e que em breve se comecem a ver nas lojas destes livros "interactivos" com apps a acompanhar.

Notícias do Dia

Já espreitamos (literalmente) pelos Oculus Rift para vos darmos as primeiras impressões; passeamos pelo mundo do HiFi com os novos amplificadores A/V Série X da Denon; chegou a Portugal o novo ultrabook/tablet convertível Dell XPS 12; e também já ficamos a conhecer o vencedor do disco WD RED de 2TB que tínhamos para oferecer.

Mas por agora, fiquem com as notícias do dia:

Apple prepara Sistema de Volume em função da Proximidade


Parece incrível como ainda ninguém se terá lembrado disto antes... mas a Apple pediu uma patente de um sistema que será capaz de ajustar o volume de um smartphone em função da proximidade a que o temos. Quer isto dizer que se acabarão as chatices de encostar ao ouvido um iPhone que estava com o volume no máximo, ou que se deixará de ouvir uma chamada caso afastemos o aparelho mais que uns poucos centímetros.

Mas considerando que em pleno século XXI ainda há tantos fabricantes que nem sequer acertam no ajuste automático do brilho do ecrã... não podemos dizer que será assim tão surpreendente aceitar que ninguém se tenha lembrado disto antes.